CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE
SUSTENTABILIDADE É UM TERMO USADO PARA DEFINIR AÇÕES E ATIVIDADES HUMANAS QUE VISAM SUPRIR AS NECESSIDADES ATUAIS DOS SERES HUMANOS, SEM COMPROMETER O FUTURO DAS PRÓXIMAS GERAÇÕES. OU SEJA, ASSUSTENTABILIDADE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MATERIAL SEM AGREDIR O MEIO AMBIENTE, USANDO OS RECURSOS NATURAIS DE FORMA INTELIGENTE PARA QUE ELES SE MANTENHAM NO FUTURO. SEGUINDO ESTES PARÂMETROS, A HUMANIDADE PODE GARANTIR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
AÇÕES RELACIONADAS A SUSTENTABILIDADE
- EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS VEGETAIS DE FLORESTAS E MATAS DE FORMA CONTROLADA, GARANTINDO O REPLANTIO SEMPRE QUE NECESSÁRIO.
- PRESERVAÇÃO TOTAL DE ÁREAS VERDES NÃO DESTINADAS A EXPLORAÇÃO ECONÔMICA.
- AÇÕES QUE VISEM O INCENTIVO A PRODUÇÃO E CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS, POIS ESTES NÃO AGRIDEM A NATUREZA ALÉM DE SEREM BENÉFICOS À SAÚDE DOS SERES HUMANOS;
- EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS MINERAIS (PETRÓLEO, CARVÃO, MINÉRIOS) DE FORMA CONTROLADA, RACIONALIZADA E COM PLANEJAMENTO.
- USO DE FONTES DE ENERGIA LIMPAS E RENOVÁVEIS (EÓLICA, GEOTÉRMICA E HIDRÁULICA) PARA DIMINUIR O CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS. ESTA AÇÃO, ALÉM DE PRESERVAR AS RESERVAS DE RECURSOS MINERAIS, VISA DIMINUIR A POLUIÇÃO DO AR.
- CRIAÇÃO DE ATITUDES PESSOAIS E EMPRESARIAS VOLTADAS PARA A RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS. ESTA AÇÃO ALÉM DE GERAR RENDA E DIMINUIR A QUANTIDADE DE LIXO NO SOLO, POSSIBILITA A DIMINUIÇÃO DA RETIRADA DE RECURSOS MINERAIS DO SOLO.
- DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO SUSTENTÁVEL NAS EMPRESAS PARA DIMINUIR O DESPERDÍCIO DE MATÉRIA-PRIMA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS COM BAIXO CONSUMO DE ENERGIA.
- ATITUDES VOLTADAS PARA O CONSUMO CONTROLADO DE ÁGUA, EVITANDO AO MÁXIMO O DESPERDÍCIO. ADOÇÃO DE MEDIDAS QUE VISEM A NÃO POLUIÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS, ASSIM COMO A DESPOLUIÇÃO DAQUELES QUE SE ENCONTRAM POLUÍDOS OU CONTAMINADOS.
BENEFÍCIOS
A ADOÇÃO DE AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE GARANTEM A MÉDIO E LONGO PRAZO UM PLANETA EM BOAS CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS DIVERSAS FORMAS DE VIDA, INCLUSIVE A HUMANA. GARANTE OS RECURSOS NATURAIS NECESSÁRIOS PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES, POSSIBILITANDO A MANUTENÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS (FLORESTAS, MATAS, RIOS, LAGOS, OCEANOS) E GARANTINDO UMA BOA QUALIDADE DE VIDA PARA AS FUTURAS GERAÇÕES.